Como em todo desenvolvimento de dashboard, eu começo estrurando os dados. Nesse exemplo, eu trabalhei com duas tabelas: Vendas (tabela de fato), Empregados (tabela de dimensão) e Data. Repare que na Tabela Vendas eu só tenho o ID do Vendedor, sendo que as outras informações, como o Nome do Vendedor, eu vou buscar na Tabela Empregados.
Tabelas Vendas
Tabela Empregados
Tabela Datas
Com as três tabelas estruturadas, eu adicionei os dados ao módelo de dados do Power Pivot no Excel e criei uma relação entre as três tabelas. Observe no diagrama abaixo que eu liguei o campo ID Vendedor da Tabela Vendas com o campo ID da Tabela Empregados e o campo Data Pedido da Tabela Vendas com o campo Data da Tabela Data. Essa relação entre as tabelas que permite que eu crie uma única tabela dinâmica com várias tabelas. Se eu não fizesse isso, eu seria obrigado a criar um PROCV na Tabela Vendas para procurar o nome do vendedor, mês e ano nas outras duas tabelas.
Depois, eu criei uma planilha auxiliar para inserir a tabela dinâmica com o ranking de vendas e uma outra planilha para inserir as fotos dos vendedores. Para tornar as imagens dinâmicas, eu associei o nome do vendedor na tabela dinâmica com o nome do vendedor na tabela com as fotos, utilizando a fórmula seguinte no Gerenciador de Nomes:
=ÍNDICE(‘Fotos Vendedores’!$E$4:$E$15;CORRESP(Auxiliar!$B$5;’Fotos Vendedores’!$D$4:$D$15;0))
Como no podium eu utilizei três imagens, eu precisei criar uma fórmula para cada vendedor (vendedor 1, vendedor2 e vendedor3). Cada uma dessas fórmulas eu associei a uma imagem. Então indendente do nome dos vendedores, o ranking vai sempre considerar os três primeiros na tabela.
Para terminar, eu montei o podium utilizando formas com sombras e inseri os filtros (segmentação de dados). Confira abaixo o resultado final do Dashboard de Ranking de Vendas.
Veja o vídeo acima para saber como eu fiz o Ranking de Vendas com Imagens Dinâmicas no Excel passo a passo.
Não quer perder nenhuma dica? Se inscreva no nosso Canal do YOUTUBE e ative o sininho!