Quais os cuidados devo ter trabalhando de casa na quarentena do COVID-19?

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem afetado de forma direta a maneira como as pessoas se relacionam e irão se relacionar daqui para frente.

Principalmente no ambiente de trabalho, onde as empresas precisaram se adaptar rapidamente para fazer com que seus negócios continuassem acontecendo.

Uma das principais saídas foi a opção pelo trabalho remoto para diminuir as aglomerações e maior disseminação da doença.

Além dos desafios relacionados à produtividade e processos trabalhando de casa, você deve também estar atento aos cuidados de higiene que precisa ter para se proteger do novo coronavírus mesmo trabalhando da sua casa.

Foi pensando em você que precisa trabalhar home office, que além do escritório precisa utilizar outros ambientes da casa, que preparamos esse conteúdo.

Comece pela limpeza geral da sua casa.

Esse é um bom momento para você entender como a limpeza da sua casa pode contribuir para impedir a disseminação de doenças e diminuir o risco de infecção em sua casa.

O novo coronavírus é transmitido principalmente de pessoa para pessoa através de pequenas gotas de saliva ou outros fluidos corporais que flutuam no ar após uma tosse ou espirro.

Objetos e superfícies contaminados também podem ser importantes na transmissão de doenças. 

Portanto, se alguém em risco de ter o vírus estiver em sua casa, a limpeza para reduzir a quantidade de contaminação nas superfícies pode ajudar a diminuir o risco de transmissão adicional do coronavírus.

Isso também reduzirá o risco de transmissão de outras doenças.

O que devo usar para limpar e como?

O coronavírus possui uma estrutura bastante vulnerável ao calor e a detergentes, incluindo sabões. 

Por isso, é importante fazer a higienização desses ambientes, principalmente se você está trabalhando de casa e vai precisar ficar longos períodos no mesmo ambiente fechado.

Veja como fazer a limpeza correta:

  • Superfícies contaminadas.

Uma limpeza com um desinfetante comum de uso doméstico irá matar o vírus. Lembre-se de lavar as mãos após a limpeza (ou use um desinfetante para as mãos à base de álcool) e evite tocar nos olhos, boca ou nariz.

Existem muitas opções do que usar para limpar, incluindo toalhas de papel, panos ou lenços descartáveis.

O que você deve ter mais atenção é em como você faz essa limpeza, para não contaminar novamente a superfície no momento da higienização.

Se você estiver reutilizando um pano, lembre-se de lavá-lo depois e deixe secar. A lavagem de panos na máquina de lavar com líquido de lavagem normal também matará o vírus, principalmente em uma lavagem quente.

  • Pratos e talheres.

Lavar pratos e talheres com água quente e detergente é uma ótima opção. Uma máquina de lavar louça é ainda melhor, porque pode usar água mais quente do que você suportaria lavando apenas com as mãos.

  • Roupas e Lençóis.

Sempre que tiver opção de usar água quente, use! Principalmente em roupas contaminadas, após lavar deixe secar completamente.

Antes sempre observe as instruções de lavagem de cada peça, para evitar estragar suas roupas e outros materiais.

A roupa de alguém que está doente pode ser lavada com itens de outras pessoas. Se você estiver manuseando itens contaminados, como toalhas ou lençóis, evite sacudi-los antes da lavagem, para reduzir o risco de contaminar outras superfícies.

E lembre-se de lavar as mãos imediatamente após tocar em qualquer roupa contaminada.

É melhor prevenir.

Higienize sua mesa de trabalho e seus equipamentos.

Além de cuidar de toda a limpeza da sua casa, você precisa ter atenção redobrada no seu ambiente de trabalho.

Pois é lá que você irá passar a maior parte do tempo e que terá mais contato com superfícies e vários objetos como celular, notebook e outros acessórios.

  • Fazendo a limpeza do seu celular.

Quando se trata de limpar um smartphone, o cuidado é fundamental. Pois estes são componentes eletrônicos caros e delicados, que não podem ter contato direto com certas soluções e materiais de limpeza abrasivos.

A Apple liberou recentemente o seguinte comunicado:

Você pode limpar cuidadosamente as superfícies externas do iPhone com um pano umedecido com álcool isopropílico 70% ou um pano de limpeza da marca Clorox. Não use alvejante. Evite molhar as aberturas e não mergulhe o iPhone em produtos de limpeza”.

Então se você usa iPhone, pode ficar tranquilo. Outras marcas também emitiram comunicados similares. 

Se você tem dúvidas verifique essa informações na página de suporte do fabricante do seu celular.

Antes de começar, desligue o dispositivo, remova todos os cabos e desconecte todos os acessórios para ter acesso total ao telefone. 

Sua principal ferramenta de limpeza deve ser um pano de microfibra. Qualquer coisa que seja macia e que não arranhe o telefone.

É uma boa ideia começar sem líquidos, apenas colocando um pouco de pressão, mas se necessário, você pode adicionar água morna e sabão à mistura. 

Use-o com moderação, aplicando-o com seu pano e secando o dispositivo cuidadosamente com outro pano. Certifique-se de evitar excesso de umidade ao redor das entradas e botões.

  • Limpando o seu notebook.

Antes de dar mais detalhe sobre a limpeza, é importante ressaltar que não se deve utilizar qualquer produto para fazer a limpeza do notebook. 

Muitas pessoas usam misturas caseiras, produtos de limpeza doméstica, sabão, álcool em gel ou até mesmo álcool puro. 

Todos esses produtos podem causar danos (alguns, a longo prazo) ao seu aparelho.

Soluções abrasivas não são recomendadas para esse tipo de higienização, pois podem estragar tanto a carcaça do notebook quanto a tela, deixando manchas fortes no aparelho. 

O produto mais indicado nesses casos é o álcool isopropílico em concentração 70%. Esta é a melhor solução para higienizar a parte externa dos aparelhos eletrônicos e periféricos sem danificar os materiais.

Para limpar os componentes internos, é recomendado usar álcool isopropílico em concentração 99,8% ou maior. 

Esse álcool possui menos de 1% de água em sua composição e é usado por profissionais na limpeza de componentes eletrônicos e outros por conta da sua eficácia e rápida evaporação. Ele não causa nenhum tipo de dano e mata grande parte dos germes.

Veja dicas de como limpar o seu notebook:

  1. Desligue totalmente o seu notebook da tomada e desconecte qualquer outro aparelho que esteja conectado a ele.
  2. Com um pano de microfibra seco, comece a limpeza removendo o excesso de sujeira. Procure não utilizar panos de microfibra que soltem fiapos ou que possam arranhar e trazer algum problema para seu dispositivo.
  3. Agora, com outro pano (também de microfibra), coloque um pouco do álcool isopropílico 70% e passe na tela, em movimentos retos. Não precisa aplicar força para não estragar a tela com a pressão. Lembre-se de segurar a tela pela parte de trás, para que não tenha algum perigo de quebrar as dobradiças;
  4. Faça o mesmo procedimento utilizando o álcool e o pano para limpar o teclado e carcaça do aparelho, sem aplicar força. Tome cuidado com suas entradas USB, de vídeo e outras. Para elas é recomendado que se faça a limpeza usando o álcool e um cotonete;
  5. Você também pode limpar os cabos do aparelho com o pano e álcool.

Para teclados, mouses e outros dispositivos periféricos, você deve realizar esse mesmo procedimento que mencionamos acima. 

No caso do teclado, você pode usar um pincel para fazer a limpeza a seco, já que ele consegue tirar as sujeiras entre as teclas. 

Também é possível tirar todas as teclas e lavar com água e sabão, mas certifique-se de que elas estarão totalmente secas antes de voltá-las para o teclado e também de que você sabe como realizar esse procedimento.

Conclusão.

Esperamos que agora você tenha todas as orientações que precisa para manter sua segurança trabalhando da sua casa, e claro, sabendo limpar corretamente cada ambiente, aparelho e acessório sem causar danos a eles.

Fazendo isso, você estará não só se protegendo como também estará protegendo aqueles que moram com você, contribuindo para bem da sociedade como um todo.

São ações como essas que fazem a diferença. Se todos fizerem a sua parte, poderemos juntos reduzir a disseminação e o os impactos dessa pandemia causada pelo novo coronavírus.

Neste momento difícil, a Adnia Solutions reforça seu apoio à todos os nossos clientes, fornecedores, parceiros e amigos que estão juntos enfrentando essa crise.

Template de Gerenciamento COVID-19

Se você é gestor, é importante que você tenha uma visão geral de como a sua empresa, ou empresa que você trabalha, está gerenciando os casos de COVID-19 entre os funcionários.

Esteja você trabalhando home office ou no escritório, manter esses dados documentados e visualmente organizados é de extrema necessidade. Principalmente para que você possa calcular o impacto dessa crise em diferentes setores.

Foi por isso que a Adnia Solutions criou o Template de Gerenciamento COVID-19, para te ajudar a examinar o impacto das medidas diárias dentro da organização para tomar decisões sólidas de gerenciamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dashboards profissionais

15 anos de experiência

Vendedores selecionados

Produtos de alta qualidade

Checkout 100% seguro

Mercado Pago checkout