Se você quer otimizar as métricas de marketing da sua empresa da melhor maneira possível, o ideal é usar um dashboard para agilizar e facilitar o seu monitoramento.
Essa estratégia com certeza vai contribuir para tomada de decisões mais rápidas e assertivas, alem de facilitar a análise de resultados.
Então para te ajudar nessa, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber para otimizar sua gestão de marketing, através da ferramenta mais intuitiva, flexível e eficiente do mercado: um Dashboard em Excel.
Como um dashboard pode otimizar as métricas de marketing?
Esta poderosa ferramenta pode te mostrar, de forma clara e simples, aquilo que está funcionando e o que precisa melhorar.
Além de evidenciar o resultado do marketing realizado, um dashboard bem estruturado pode apontar como ele está ou não gerando valor para a sua empresa, quanto e em qual velocidade, tudo no mesmo lugar.
Esta visão estratégica otimiza os seus resultados e seu planejamento, permitindo que você também veja os reflexos dessas ações na sua empresa, que passará a produzir mais e atingir seus clientes de forma mais precisa, ocasionando mais lucro.
Com tudo organizado no mesmo lugar, você poderá ver a performance geral das campanhas de marketing, e também monitorar as possíveis falhas – o que te possibilita agir diretamente na fonte do problema, trazendo assim uma solução mais efetiva.
Como organizar o seu dashboard?
Para que o seu dashboard de métricas do marketing funcione da maneira correta, existem algumas questões e táticas a serem seguidas.
Então para facilitar o entendimento, listamos a seguir 5 passos que vão orientar a sua criação sem complicação.
- Passo 1: Antes de começar, você precisa saber quais os resultados que a sua empresa precisa alcançar e quais seus objetivos, além de como o marketing vai atuar e ajudar a atingir esses resultados.
- Passo 2: Depois de organizar tudo, o ideal é reunir todos os dados em um só lugar, para evitar qualquer tipo de perda de tempo tendo que checar e monitorar vários lugares diferentes.
- Passo 3: Para que tudo fique disposto de forma clara e adequada, procure escolher um dashboard intuitivo, que possa atender às necessidades e mostrar as informações que a sua empresa precisa.
- Uma plataforma fácil de mexer e de personalizar é sempre algo que irá acrescentar na sua organização. É importante também notar se ela é responsiva, o que permite que as ações possam ser acompanhadas remotamente pelo celular, de onde quer que você esteja.
- Passo 4: Mantenha somente as informações mais necessárias para as métricas do marketing, garantindo um melhor controle e a visualização somente de dados importantes para que o plano seja executado da melhor forma possível.
- Cheque todas as suas informações para ter certeza de onde elas estão sendo coletadas e qual métrica estão representando. Este dashboard deve ser capaz de ler todos os gráficos e estatísticas para poder aplicá-las de acordo com a estratégia ideal, através de relatórios em tempo real.
- Passo 5: Coloque todas as suas informações em um só lugar, para que possam ser vistas de uma só vez. Isso otimiza o processo ao invés de você ter que usar a barra de rolagem para conferir e analisar informações.
Gostou das dicas acima?
Se você quer colocar as suas métricas de marketing em um dashboard, confira esta planilha pronta, feita sob medida para otimizar a sua gestão e visão estratégica.
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