Nesse minicurso, nós vamos nos concentrar na criação das tabelas dinâmicas, segmentação de dados e no design do dashboard. Porém, antes de “colocar a mão na massa”, eu quero mostrar para vocês como eu estruturei as cinco tabelas de dados que eu vou utilizar para criar as tabelas dinâmicas.
Primeiramente, eu estruturei 5 tabelas de dados, sendo uma tabela de fato e 4 tabelas de dimensão. Eu adicionei as 5 tabelas ao modelo de dados e depois eu criei os relacionamentos entre as tabelas utilizando o Power Pivot. Dessa forma, eu posso usar todas as tabelas na criação de uma única tabela dinâmica.
Com dados estruturados e o modelo de dados pronto, é hora de criar a planilha auxiliar para colocar as tabelas dinâmicas para os indicadores e gráficos. Então, eu criei uma tabela dinâmica para os indicadores que eu vou colocar no nos cartões e uma tabela dinâmica para cada gráfico.
De forma resumida, na fase seguinte, eu criei o layout do dashboard e posicionei os indicadores utilizando caixa de textos com referência e depois os gráficos dinâmicos. Por último, eu criei as segmentações de dados de ano e cliente e utilizando a opção de Conexão de Relatórios, eu conectei as duas segmentações com todas as tabelas dinâmicas, possibilitando que todos os dados do dashboard fossem filtrados ao mesmo tempo.
O resultado é um dashboard simples, bonito e dinâmico. É apenas um pequeno exemplo do que é possível desenvolver no Excel.
Espero que tenham gostado!
Um grande abraço e até a proxima!
Lucas Sanroma