Empresas que desejam alcançar o sucesso nos negócios precisam de uma análise financeira otimizada, e o Dashboard do Excel pode resolver isso de forma simples.
É importante que todos esses aspectos empresariais sejam observados com atenção para garantir o melhor desempenho econômico e financeiro de uma empresa.
Isso é o que chamamos de análise financeira, realizada através do monitoramento de resultados e do planejamento criado a partir de uma gestão estratégia.
Os pontos que demandam atenção para obter o desempenho financeiro desejado para uma empresa são:
- Equilíbrio econômico, financeiro e crescimento contínuo.
E através de indicadores-chave de desempenho, torna-se viável realizar um diagnóstico claro sobre a saúde financeira da empresa.
Agora você poderá saber como mensurar o desempenho financeiro de uma empresa, conhecendo os principais indicadores e descobrindo a ferramenta ideal.
1. Indicadores de desempenho para análise financeira
Os indicadores de desempenho ou KPI’s financeiros são formas de mensurar o desempenho financeiro da empresa. Através desses índices é possível saber qual é a saúde da empresa em diferentes períodos, possibilitando fazer comparações pelos mesmos períodos. Confira alguns dos indicadores de desempenho financeiro:
a) Faturamento bruto
Esse indicador de desempenho financeiro representa as entradas de dinheiro na empresa referentes às vendas. Dessa forma, é possível medir o montante que entra no negócio em determinado período.
Um ponto importante é saber que o faturamento não é sinal de lucro, temos que levar em consideração outros aspectos.
b) Rentabilidade
Esse Indicador de desempenho mostra o ganho ou retorno do capital que foi investido na empresa. Faça esse cálculo para descobrir o quanto seu negócio é lucrativo e atrativo ao público a partir do retorno do investimento feito.
No geral, a fórmula básica para calcular é a divisão do resultado líquido da empresa pelo total do Ativo.
c) Ticket médio
Esse indicador de desempenho diz respeito ao valor médio de cada venda. É um valor importante a ser considerado nas estratégias de marketing, especialmente para varejistas.
Para o empreendedor, este indicador é interessante porque pode indicar quem são seus melhores vendedores ou sinalizar o valor competitivo dos produtos ou serviços no mercado.
d) Nível de endividamento
Esse indicador costuma ser fonte da constante preocupação dos empreendedores. O indicador de endividamento é a dependência do negócio em relação ao capital obtido com terceiros.
A base de cálculo para encontrar o nível de endividamento da empresa são dados contidos no Balanço Patrimonial, ou seja, dividindo o total do Passivo pelo total do Ativo.
e) Margem operacional
A margem operacional é obtida a partir da divisão do resultado operacional pela receita líquida de vendas. Esse indicador define a porcentagem de cada unidade monetária de venda.
Encontra-se esse indicador depois que as deduções referentes às despesas forem satisfeitas. Os números e resultados de sua empresa vão lhe mostrar o que está dando certo e permitir que você identifique e elimine os erros cometidos.
f) Custos fixos
Um dos indicadores que não podem jamais sair do controle é o que se refere aos custos fixos. Estes significam as despesas que não variam, mesmo com as alterações de faturamento, para mais ou para menos.O aumento dos custos fixos sem o aumento do faturamento pode sinalizar uma instabilidade do negócio e ter efeitos muito prejudiciais a longo prazo.
2. Análise de Estabilidade do negócio
Além de medir o desempenho financeiro do negócio, é importante pensar no quanto ele é viável através da análise da estabilidade. Dessa forma, através de um conjunto de métricas, encontra-se a capacidade de geração de lucro da empresa. Veja abaixo.
a) Faturamento por período
Acompanhe as vendas diárias para realizar a análise de estabilidade do negócio. Conheça o seu produto ou serviço e o que, quanto, por quanto e para quando é vendido.
b) Custos variáveis
Definir os custos que estão diretamente associados ao volume de vendas. Reverter os custos fixos em custos variáveis pode ser uma grande estratégia para empresas.
c) Custos fixos
Entender quais são e quanto representam os custos fixos com o negócio em funcionamento. O monitoramento do montante dos custos fixos deve ser permanente, tanto quanto as ações para reduzi-los.
d) Margem de contribuição
Trata-se do indicador que permitirá realizar as análises de lucratividade, de ponto de equilíbrio e da análise de novos projetos. Também, quanto maior for este índice maior será a saúde financeira da empresa.
e) Lucro operacional
O resultado final depois de remunerados todos os custos variáveis e fixos no período.
f) Preços de vendas
O acompanhamento dos preços de vendas dos produtos e serviços deve ser uma ação técnica e estratégica. É importante considerar os fatores de lucratividade, competitividade e posicionamento de mercado.
Analise financeira de empresas com Dashboard do Excel
Após conhecer os principais indicadores de desempenho para realizar a analise financeira da sua empresa, você pode estar se perguntando qual é o melhor caminho para otimizar o seu negócio.
Neste caso, o ideal é contar com uma plataforma que auxilie na gestão financeira da sua empresa através de recursos flexíveis e poderosos, como os templates de excel da Dashboard Design.
Com essas ferramentas, você só precisa inserir as informações necessárias que serão utilizadas nas medições, que o próprio programa se encarrega de fazer os cálculos necessários, diminuindo o tempo gasto na gestão e, principalmente, erros humanos.
Além disso, as planilhas de excel otimizam sua análise financeira através do acompanhamento dos indicadores-chave de desempenho financeiros.
Com esse recurso, você e qualquer pessoa poderá monitorar a saúde financeira de seus negócios com mais facilidade, permitindo obter insights constantes e tomar decisões mais rápidas.
- Os templates de excel não exigem nenhuma habilidade técnica ou tecnológica específica.
Dessa forma, se aplicado o conhecimento sobre indicadores financeiros unindo aos templates de excel Dashboard Design, logo você poderá notar os resultados no crescimento da sua empresa.
Para isso, conte com a Dashboard Design, que é referência em criar modelos e painéis inteligentes, inovadores e incrivelmente fáceis de usar baseados em Excel.