Existem muitas ferramentas que as empresas usam para manipular e entender os dados. Por conta de todas as opções, é natural que haja uma dificuldade na compreensão e uma certa confusão entre alguns dos termos. Por exemplo, você sabe a diferença entre dashboard e balanced scorecard?
Conheça as diferenças neste artigo!
O que é cada um deles?
A primeira informação que deve ser entendida é que dashboard é um conceito e não uma ferramenta. Segundo a definição mais difundida, dashboard é uma representação visual de um conjunto de informações necessário para fazer um ou mais objetivos, em uma única tela de computador, de modo a permitir um monitoramento e uma compreensão mais fácil. Dentro do Excel, por exemplo, existem diversas ferramentas para criar dashboards.
A ideia por trás das dashboards é simples de entender. Com tantas informações disponíveis para as empresas e uma necessidade cada vez maior de agilidade nas operações, é preciso aplicar conceitos e ferramentas para que essa assimilação de dados seja mais simples.
Por isso, esse conceito e as ferramentas por trás, ajudam a encontrar as respostas mais importantes para o negócio.
Já o balanced scorecard é um método que tem como objetivo, gerenciar a estratégia de uma empresa. O propósito é ajudar as empresas e os gestores a trabalharem com uma visão mais voltada para o futuro, com um foco em ações ou projetos com impacto no longo prazo.
Portanto, para fazer isso, o balanced scorecard implementa 4 visões principais sobre a empresa:
- Financeira: aborda o quanto a empresa irá ter de retorno e gastos com cada ação;
- Clientes: foca no cliente, buscando aumentar a quantidade dos mesmos, e também promover ações com foco nele;
- Processos internos: ilustra os processos internos necessários para cumprir os objetivos;
- Aprendizado: visa encontrar os erros e acertos descobertos nas visões acima, para implementá-las e alcançar os objetivos com mais facilidade.
Exemplo de Balanced Scorecard em Excel
Quais são as diferenças entre ambos?
Com os conceitos mais claros, fica mais fácil entender a diferença entre ambos. É comum haver uma certa confusão, pois os balanced scorecard muitas vezes usam dashboards para ajudar a medir e visualizar o seu progresso.
Por isso, essa é a principal diferença. A dashboard tem uma aplicação de mensuração e monitoramento de resultados, enquanto o balanced scorecard tem um objetivo de gerenciamento de performance.
Por isso, por exemplo, o primeiro é constantemente atualizado, já que os resultados precisam ser medidos em tempo real. Já o segundo, é medido periodicamente, pois é preciso avaliar como esses resultados impactam na estratégia da empresa.
Falando nisso, a estratégia é outro ponto em que estes conceitos divergem. O dashboard, não precisa estar completamente alinhado com os objetivos, enquanto o balanced scorecard deve ter total sincronia com os objetivos e as estratégias da empresa.
Outra grande diferença entre ambos é em relação ao seu escopo e ao seu propósito. O dashboard, tem como objetivo dar uma visão mais ampla do que está acontecendo na empresa ou em um projeto, com um foco em questões operacionais no curto prazo.
Já o balanced scorecard visa planejar, executar e acompanhar uma estratégia, no longo prazo.
Entender as diferenças entre os conceitos é fundamental para aplicá-los com sucesso na sua empresa. Quer saber mais? Então se cadastre para receber mais informação sobre conceitos importantes!