Quer aprender a criar uma lista suspensa (ou lista de validação) com dependência no Excel? Assista ao vídeo até o fim que a dica é bem legal e muito útil.
Bom, primeiramente, é preciso organizar as categorias por coluna. No exemplo que eu utilizei no vídeo, eu coloquei as categorias de despesas divididas em quatro colunas diferentes: Alimentação, Casa, Saúde e Transporte. Já as subcategorias, eu coloquei abaixo das suas respectivas categorias.
Feito isso, eu selecionei cada grupo de subcategoria de forma individual e nomeei com o nome exato da própria categoria. Por exemplo, eu selecionei as células C5:C8 e nomeei o grupo com o nome “Alimentação”. Depois as células D5:D8 e nomeei o grupo como “Casa” e assim por diante.
Na etapa seguinte, eu selecionei a célula H5 (Categoria de Despesas) e criei a primeira lista de validação utilizando os cabeçalhos das colunas da tabela (categorias).
Em seguida, selecionei a célula I5 (Subcategoria de Despesas) para criar a dependência utilizando mais uma vez uma lista de validação. No campo fonte eu utilizei a fórmula seguinte:
=INDIRETO($H$5)
Clique em OK. Uma mensagem de erro pode aparecer (mas normalmente, se você fez tudo certo não é um erro de verdade). Clique em SIM para fechar a janela de alerta. Agora faça um teste. Se você selecionar na célula H5 a categoria “Alimentação”, na célula I5 deve aparecer somente as subcategorias ligadas a categoria “Alimentação”, ou seja, “Restaurante” e “Supermercado”.