A ferramenta mais eficaz para você ter o controle sobre o que acontece na sua empresa, é usando um Dashboard do Excel.
Afinal, nem sempre é fácil acompanhar e ter a certeza de que seu negócio está crescendo conforme os planos, ou de saber o que está indo bem e o que precisa de melhoria.
E considerando o volume de informações geradas em um dia, a melhor maneira de acompanhar tudo o que está acontecendo na sua empresa é com uma ferramenta capaz de reunir todas as informações de forma estratégica e transparente.
Por isso, hoje você vai descobrir estratégias poderosas para acompanhar os índices de crescimento da sua empresa da melhor forma.
O que é um dashboard?
Estamos falando aqui de um painel de bordo que contém vários indicadores e gráficos de fácil acesso e manuseio, todos reunidos em uma única tela para melhor visualização.
O objetivo desse painel de controle é organizar melhor as informações necessárias para que uma tomada de decisão possa ser realizada, deixando os gráficos e as tabelas acessíveis de um modo intuitivo.
Mas para que ele funcione corretamente, existem algumas coisas que devem ser seguidas, e alguns cuidados para serem tomados, como por exemplo:
- Procure não adicionar muitas cores, efeitos ou imagens desnecessárias para que o seu painel não fique poluído e não acabe causando estresse ao usuário.
- Use cores claras, ter um design limpo e possuir gráficos apropriados ao tipo de informação que você queira analisar, onde todos os dados mostrados sejam de relevância e possam certa importância para a análise.
Exemplo de dashboard no Excel
Como ele funciona?
De um modo geral, a ideia do dashboard é fazer com que todos os funcionários e colaboradores de uma área específica possam entender o que está acontecendo e conseguir trabalhar com aqueles números.
É claro que, dependendo da função e da proposta de cada um, as informações que são interessantes e relevantes para cada função pode variar, então muitas vezes é preciso ter um dashboard por setor, por exemplo.
Para que cada um deles fique adequado ao setor e a empresa, existem alguns tipos de dashboards que podem ser trabalhados:
- Desde uma versão operacional, até mesmo para um dashboard estratégico e um tático, os gestores podem usar esta ferramenta para se organizar e trabalhar com estratégias de curto, longo e médio prazo.
Para que todos os dados possam ser organizados em um só lugar, o Excel é uma ótima ferramenta, sendo muito utilizado por empresas há anos por sua eficácia e praticidade.
Além de funcionar como planilha e dispor de várias opções de gráficos, ele ainda oferece ferramentas de cálculo para que a interpretação dos dados apresentados possa ser otimizada e a informação irá aparecer de forma mais completa, possibilitando a visualização dos valores individuais e total com apenas um clique.
O dashboard possui não só um bloco de notas analítico, como todas as planilhas podem ser salvas e acessadas em qualquer lugar, até mesmo de dispositivos móveis.
- Por ser uma ferramenta de fácil acesso, a possibilidade de alguns colaboradores já serem familiarizados com a ferramenta é bastante grande.
Portanto, para que você consiga otimizar todos os dados da sua empresa e controlar seus índices de crescimento de maneira fácil e eficaz, comece a utilizar as dashboards no Excel agora mesmo!
Se você quer receber mais informações sobre cursos e planilhas, e acessar um conteúdo completo que pode te ajudar a otimizar a gestão da sua empresa.