Uma imagem pode valer mais que mil palavras, e o melhor exemplo disso é o uso dos gráficos de velocímetro para a visualização de resultados.
Não é a toa que a maioria das empresas estão começando a empregar o conceito com o objetivo de tornar os processos mais eficientes.
Afinal, um visual claro sobre os resultados do negócio é essencial para guiar as ações de qualquer negócio, e hoje vamos te mostrar como a ferramenta certa pode facilitar sua vida na interpretação de dados e resultados de negócio.
O que é o gráfico velocímetro?
Como você ter imaginado, ele tem esse nome por ser muito semelhante a um velocímetro de um carro:
- Existe um semicírculo, um ponteiro e um esquema de cores que é usado para identificar os diferentes graus de resultado.
A principal vantagem deste modelo de gráfico é que ele é extremamente intuitivo, especialmente para quem tem o costume de andar de carro – e mesmo para quem não tem muito contato com essa parte do veículo, basta uma olhada no gráfico para entender o que está acontecendo.
Ele é lido da esquerda para a direita, de forma bem intuitiva e natural para nós, em que uma ponta significa que está mais “devagar” e na outra mais “rápida”. Um sistema de cores pode tornar essa visualização ainda mais eficiente.
Esse tipo de gráfico pode ser usado para ilustrar o quanto uma empresa chegou perto de alcançar uma meta, por exemplo.
- Ao bater o olho, a maioria das pessoas não precisa nem pensar, é só bater o olho que já é possível entender perfeitamente o que está acontecendo e também interpretá-lo.
- Um número solto é apenas um número, mas no gráfico, fica mais fácil de medir a sua posição em relação ao todo, visto que esse também é representado.
Logo abaixo você pode ver um exemplo de dashboard no Excel com três velocímetros disponível na nossa loja online.
Como o gráfico de velocímetro melhora a visualização de resultados?
Na verdade, esta ferramenta é capaz de resumir em uma única imagem o que seria difícil transcrever em palavras, por isso, usar gráficos em uma reunião é tão comum. Todos ficam cientes das principais informações, de modo muito mais simples e fácil.
Como seres humanos, somos bastante visuais. Nossa principal forma de receber informações é através dos olhos, ao contrário de outros animais que usam o cheiro ou os ouvidos. Por isso, os gráficos são tão eficientes em nos ajudar a processar uma informação.
Além disso, o cérebro humano atua mais rápido ao processar imagens do que palavras ou sons.
Desta forma, se você precisa processar uma informação ou um conjunto de informações rapidamente, os gráficos resolvem o seu problema.
Sem dúvidas estamos falando aqui de uma ferramenta muito útil, intuitiva e versátil, mas também existem outros tipos de gráficos que podem representar o que você precisa de forma ainda melhor.
A união faz a força
Quando você opta por usar gráficos em conjunto, sua visualização ganha ainda mais impacto e clareza.
Isso porque, assim como palavras soltas formam uma frase, gráficos podem contar uma história e ajudar você a interpretar e analisar os resultados de sua empresa com muito mais facilidade e agilidade.
Com isso, você pode tomar decisões mais rápidas, mas sem perder um contexto para o qual seriam necessárias inúmeras páginas de texto para entender.
Agora me conta: você já conhecia esta ferramenta?
Se quiser saber mais sobre ela e outros tipos de recursos e produtos digitais baseados em Excel, conheça a nossa loja.
Agora se você procura cursos avançados para dominar a ferramenta, clique aqui – ou cadastre seu e-mail para receber outras informações.