Mais importante do que ter boas informações, é saber como estruturá-las em um dashboard de excel com design de fácil compreensão e interpretação.
Afinal, as informações ajudam a compor o conjunto dos maiores ativos de toda empresa, e a partir delas é que os gestores podem traçar o planejamento estratégico e realizar o processo de tomada de decisão
Nesse contexto, uma apresentação clara se torna fundamental para uma análise de dados visualmente precisa, capaz de permitir a compreensão de cenários complexos em menor espaço de tempo.
Então para te ajudar neste importante assunto, preparamos este artigo que vai esclarecer os segredos para a construção de um bom design no processo de criação de dashboards no Excel.
Design com Consistência e identidade
Um bom projeto deve ser capaz de construir e estabelecer um ambiente de consistência e identidade das atividades da sua empresa, bem como da sua marca junto aos seus clientes internos.
Afinal, nada mais desagradável e improdutivo do que uma ferramenta que não gera engajamento e empatia pelos seus utilizadores.
Por isso, o criador da apresentação deve analisar a sua empresa como um todo, para que, assim, vá em busca de traduzir essa identidade visual e incorporá-la nos seus painéis de análise e interpretação de dados.
Ordenamento do conteúdo
Toda apresentação de dados deve ter a premissa do ordenamento do conteúdo que priorize as informações de maior relevância, colocando-as em destaque.
Nesse momento, deve ter total atenção ao posicionamento dos elementos do painel, bem como da paleta de cores que mais atraiam a atenção para os dados e informações sensíveis e de maior relevância.
Menos é mais
Quando trabalhamos com gráficos, nada é mais confuso do que uma poluição visual de informações, cores, etiquetas e demais elementos – um erro muito comum, que precisa ser repensado fortemente.
Assim, para ter uma apresentação eficiente, principalmente quando o assunto são os gráficos, o design deve ter a percepção e entendimento de que “menos é mais”. Utilize cores sóbrias e que não causem confusão visual e, além disso, trabalhe a quantidade de informações por painel.
Certamente, isso vai garantir maior legibilidade e total compreensão das informações a que esse dashboard se propõe.
Compreensão dos elementos
Um bom design deve se preocupar na compreensão dos seus elementos (ícones e fontes). Isso vai garantir uma ferramenta totalmente intuitiva e agradável durante o uso.
Assim, um ícone de “lixeira” é claramente identificável com a ação de “excluir” e todo esse ecossistema de uso deve ser muito bem trabalhado no projeto de design, para que todas as suas funcionalidades sejam claras e objetivas.
A tipologia também é um trabalho fundamental para a sua apresentação, pois quanto mais legíveis forem as fontes utilizadas, maior será o conforto visual e compreensão das informações.
Fatores psicológicos
O assunto que estamos tratando neste artigo vai além de tornar tudo mais bonito e agradável.
Na verdade, o principal objetivo é fazer bom uso da psicologia, com o emprego de estímulos visuais e aprimoramento cognitivo.
Desta forma, um bom design deve saber, por exemplo, o funcionamento da psicologia das cores e a forma de exposição das informações que permitam melhor concatenação com os demais elementos da ferramenta.
Percebeu como o design para criação de dashboards eficientes no Excel é uma função e atividade de grande relevância?
Pois esta é uma técnica que eu, Lucas Sanroma, ensino você a aplicar em todas as suas criações de dashboards aqui, no meu Curso Avançado. Clique e saiba mais!