Para que as métricas do marketing da sua empresa possam ser otimizadas da melhor maneira possível, o ideal é que elas sejam reunidas todas em um só lugar para que seu monitoramento ocorra de forma mais rápida e fácil, contribuindo na tomada de decisões e na análise de resultados. Se você quer saber um pouco mais sobre como organizar essas métricas em um dashboard, acompanhe algumas dicas no texto a seguir!
O que um dashboard pode trazer de vantajoso?
Um dashboard pode te mostrar o que está funcionando, além de mostrar o resultado do marketing realizado e como ele está ou não gerando valor para a sua empresa, quanto e em qual velocidade, tudo no mesmo lugar. Ele otimiza os seus resultados e seu planejamento, e assim é possível ver os reflexos dessas ações na sua empresa, que passará a produzir mais e atingir seus clientes de forma mais precisa, ocasionando mais lucro.
Com tudo organizado no mesmo lugar, você poderá ver a performance geral das campanhas de marketing, e também monitorar as possíveis falhas, podendo agir diretamente na fonte do problema para que a solução seja mais efetiva.
Como organizar um dashboard?
Para que seu dashboard funcione da maneira correta, existem algumas questões e táticas a serem seguidas. Primeiramente, antes de começar, você precisa saber quais os resultados que a sua empresa precisa alcançar e quais seus objetivos, além de como o marketing vai atuar e ajudar a atingir esses resultados. Depois disso, o ideal é reunir todos os dados em um só lugar, para evitar qualquer tipo de perda de tempo tendo que checar e monitorar vários lugares diferentes.
Para que tudo fique disposto de forma clara e adequada, procure escolher um dashboard intuitivo, que possa atender às necessidades e mostrar as informações que a sua empresa precisa. Uma plataforma fácil de mexer e de personalizar é sempre algo que irá acrescentar na sua organização. É importante também notar se ela é responsiva, o que permite que as ações possam ser acompanhadas remotamente pelo celular, de onde quer que você esteja.
Mantenha somente as informações mais necessárias para as métricas do marketing, garantindo um melhor controle e a visualização somente de dados importantes para que o plano seja executado da melhor forma possível. Cheque todas as suas informações para ter certeza de onde elas estão sendo coletadas e qual métrica estão representando. É preciso ser capaz de ler todos os gráficos e estatísticas para poder aplicá-las de acordo com a estratégia ideal, através de relatórios em tempo real.
Coloque todas as suas informações em um só lugar, para que possam ser vistas de uma só vez. Isso otimiza o processo ao invés de você ter que usar a barra de rolagem para conferir e analisar informações.
Se você gostou dessas dicas e quer colocar as suas métricas de marketing em um dashboard, confira nosso site para saber mais. Cadastre seu e-mail e receba mais informações sobre como otimizar e deixar seu negócio ainda melhor e, caso tenha alguma dúvida, temos uma equipe especializada pronta para te atender!